Nos últimos meses, clientes e parceiros da BMV perceberam que houve uma mudança no visual da empresa: um novo site foi criado, um canal no YouTube foi aberto e a logomarca foi modificada. Tudo isso faz parte do Branding; sua nova estratégia de comunicação da empresa.
Especialistas em Branding criaram uma identidade visual que pudesse transmitir tudo o que a BMV é em sua essência. Porque uma marca não é só um nome, uma logomarca ou o significado visual de um símbolo. Ela é mais do que isso: é a alma de uma empresa, é como ela se comporta, como ela atende o cliente, como se posiciona em relação à comunidade e ao meio ambiente. E é essa alma que a BM quer transmitir daqui para a frente.
A definição do novo posicionamento da marca começou com uma análise para verificar se a BMV estava conseguindo transmitir seus valores nas mídias digitais. “Muitas vezes, uma empresa sabe o que realmente é e quer, mas sua parte comunicacional não está transmitindo os valores para seu público e isso é muito sério. Uma excelente empresa, por causa disso, pode ser prejudicada” — afirma Marcos Siqueira, administrador especialista em marketing, CEO da Share Market, empresa responsável pelo branding da BMV.
Com um novo site configurado, uma das propostas foi a inserção de conteúdo de qualidade e exclusivo. “Hoje, se uma empresa faz um site e o deixa lá, inerte, está perdendo tempo e investimentos. O site vai sumir na WEB e nunca será encontrado, porque as pessoas querem sites que as ajudem a resolver problemas. Querem consumir conteúdos relevantes, exclusivos, de qualidade e que transformem seu dia a dia. Se uma empresa oferece esse conteúdo a seu público, não só será vista na internet, como se tornará uma referência na área em que atua”, afirma Paulo de Siqueira, Engenheiro de Software e jornalista especializado em geração de conteúdo corporativo.
A nova imagem da BMV foi refletida em todas as peças de comunicação da empresa e estará presente no design dos uniformes de seus colaboradores, nas cores da fachada de sua sede e até nos materiais gráficos de comunicação utilizados no relacionamento com clientes e fornecedores.
Mais que transformar a logomarca, o branding revela quem a BMV é de verdade, em todos os seus pontos de contato com o cliente e com o mundo: “Uma mudança como essa é importante para manter a empresa sempre tão relevante, ou até mais relevante do que ela sempre foi. Desta forma ela será capaz de caminhar para onde os clientes estão caminhando. É assim que queremos marcar nossa presença na sociedade onde estamos inseridos. Somos mais do que uma logomarca, queremos participar ativamente da sociedade. E isso, aos poucos, é o que vamos mostrando no site e em nossa forma de agir” – explica José Carlos Betenheuser, fundador da BM.