A usinagem de peças seriadas CNC é, sem dúvidas, um importante serviço utilizado por diversos setores da cadeia produtiva brasileira.
Inclusive, o setor agrícola é um de seus principais consumidores, onde a usinagem de peças seriadas CNC possui uma grande atuação.
Aliás, o investimento nesse serviço vem se mostrando de extrema importância para o desenvolvimento, que se destaca no cenário econômico do país por seus excelentes números.
Isso porque, segundo dados de janeiro de 2023 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o agronegócio – onde se destaca a agricultura – iniciou o ano com superávit de US$ 8,69 bilhões.
Além do mais, as expectativas para este setor são as melhores! Pelo menos, é o que calcula o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV – Ibre).
Segundo o instituto, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio deverá crescer cerca de 8% em 2023. Será o maior crescimento do setor registrado nos últimos seis anos.
Mas, para entender porque a usinagem de peças seriadas é tão importante para o setor agrícola, auxiliando na alta produtividade e no baixo custo das indústrias, vamos te explicar melhor os conceitos e benefícios da usinagem. Confira!
Usinagem de peças seriadas CNC: vamos entender como esse serviço está inserido no crescimento da agricultura brasileira?
A usinagem de peças seriadas CNC é considerada um importante serviço para o setor agrícola. E sabe por quê?
Em primeiro lugar, através da usinagem são fabricadas importantes peças e implementos para maquinários agrícolas, conforme a necessidade de cada cliente.
O que é usinagem de peças seriadas CNC?
A usinagem de peças seriadas CNC segue as diretrizes da Norma Internacional DIN 8580, que classifica os processos de fabricação industrial.
Estes processos têm por base os critérios de criação, que devem obedecer a uma determinada padronização, como no caso da usinagem.
Então, o que é a usinagem? Basicamente, é um conjunto de processos industriais que visam criar, dar forma e acabamento a uma peça através da remoção – a partir da matéria-prima – de um material chamado “cavaco”.
Segundo a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a partir do “cavaco” a usinagem obtém um “produto que atenda às exigências e qualidade estabelecidas por fabricantes e consumidores (SENAI, 1998).”
Assim, a partir deste processo de transformação industrial dos equipamentos, é possível modificar a matéria bruta, conferindo-lhes novos formatos para funções específicas.
Deste modo, a usinagem auxilia no desenvolvimento das peças específicas para cada função, como os do setor agrícola.
Qual a origem da usinagem?
Os primeiros registros históricos mostram que o uso de metais na fabricação de ferramentas e armas datam do fim da pré-história.
Então, ao longo da história os processos de fabricação de peças para a construção de ferramentas e veículos foram evoluindo, até chegarmos à usinagem, quando a remoção do metal passou a ser feito por um processo mecânico.
Já a usinagem de peças seriadas CNC faz parte da história mais recente da industrialização e remonta à década de 1950.
A usinagem CNC (Controle Numérico por Computador) significou um avanço das tecnologias no setor, quando as indústrias passaram a utilizar sistemas computadorizados, principalmente a partir de 1980.
Como funciona a usinagem de peças seriadas CNC?
A usinagem de peças seriadas CNC significa o que há de mais moderno no setor industrial de fabricação de peças.
Desse modo, por meio da usinagem CNC é possível realizar o controle simultâneo de vários eixos, possibilitando confeccionar peças complexas e em série, incluindo estruturas em três dimensões.
Além disso, por ser um sistema automatizado, também diminuiu o número de erros humanos na fabricação das peças, porque todo o processo começa em um programa computacional.
A tecnologia consiste em um comando numérico integrado a uma interface gráfica, que possibilita a criação de arquivos digitais com as instruções para o processo de usinagem.
Para uma máquina de sistema CNC interpretar um desenho gráfico, o mesmo precisa estar descrito por valores numéricos, baseados nos eixos e no sistema de coordenadas.
Estas coordenadas podem ser classificadas como absolutas ou incrementais.
A coordenada absoluta considera um ponto fixo no sistema, definido como ponto zero. Já a coordenada incremental é um valor somado ao posicionamento atual.
O padrão mais comum de instruções de coordenadas do sistema CNC é o baseado na norma ISO 1056, criada como uma forma flexível de linguagem que pode se adaptar a diferentes aplicações.
Entretanto, cada fabricante desenvolve instruções específicas, já que com base neste sistema, é possível determinar uma série de funções a serem executadas pela máquina.
Inclusive, é possível personalizar as instruções de acordo com cada fabricante e com a necessidade das máquinas.
Além do mais, uma mesma máquina de comando CNC pode fazer diversos equipamentos de usinagem baseado nos projetos inseridos na memória da máquina.
Quais os métodos utilizados pela usinagem de peças seriadas CNC para a produção das peças?
Os métodos utilizados pela usinagem de peças seriadas CNC são classificados em:
- Convencional;
- Não-convencional.
Usinagem de peças seriadas CNC convencional
Esse processo é realizado através de três etapas: torneamento, retificação e fresamento. Vamos conhecer cada uma delas.
1- Torneamento:
Esse processo de usinagem de peças seriadas CNC, conhecido como torneamento, é realizado em máquinas chamadas tornos. A peça trabalhada é presa ao torno (ferramenta que possui um processo de corte e um processo rotativo) e outra ferramenta utilizada para o corte gira enquanto está sendo pressionada contra a peça principal da usinagem.
A partir deste processo de rotação da ferramenta de corte, a máquina, ao retirar materiais, consegue reduzir o tamanho da peça e moldar conforme o desenho solicitado.
2- Retificação:
Além do processo apresentado acima, a ratificação é outro processo convencional utilizado na usinagem de peças seriadas CNC. Neste processo, uma ferramenta remove material da peça desenhada utilizando substâncias abrasivas.
Estes grãos, como são conhecidas as substâncias abrasivas da ratificação, podem ser de diferentes formatos, sem ter uma estrutura bem definida. O processo consiste no giro da ferramenta em seu próprio eixo.
Além disso, ela pode executar movimentos de translação, que pode também movimentar a peça que está sendo usinada. O processo de ratificação possui alta precisão, causando um acabamento superior na usinagem de peças do setor agrícola.
3- Fresamento:
Diferentemente do torno, em que a peça gira contra uma ferramenta parada. No processo de fresamento, que faz parte da usinagem de peças seriadas CNC, o sistema utilizado é diferente.
Nestes casos, a ferramenta utilizada para o corte gira enquanto a peça trabalhada na usinagem está parada.
As fresadoras da indústria BM Betenheuser, que utilizam tecnologia de ponta, possuem diversas lâminas para corte. Juntas, estas lâminas conseguem moldar os materiais com mais precisão, complementando o trabalho realizado nos tornos.
Usinagem não-convencional
Além dos processos convencionais de usinagem de peças seriadas CNC, também existem pelo menos três processos não-convencionais, conforme explicaremos nos tópicos abaixo.
1- Jato Abrasivo:
Entre os processos de usinagem não convencionais, o jato abrasivo é caracterizado como um tratamento para as superfícies das peças usinadas.
O processo consiste no uso de um material abrasivo contra a superfície das peças. Tudo isso em alta velocidade, erodindo a superfície. Além disso, também torna a superfície mais rugosa, dar forma ou, até mesmo, martelar a superfície metálica. O processo utilizado pelo ar comprimido.
2-Tratamento Térmico:
Neste modelo de usinagem não-convencional conhecido como tratamento térmico, as peças da usinagem são submetidas a processos de aquecimento e resfriamento.
Estes processos são realizados com condições controladas de tempo e temperatura. O objetivo do tratamento térmico na usinagem de peças agrícolas é alterar as propriedades das peças, conferindo características únicas.
3- Eletroerosão:
Para finalizar os processos não-convencionais de usinagem, a eletroerosão também é bastante utilizada. Neste caso, são realizadas diversas descargas elétricas sobre as peças para moldar o material.
Usinagem de peças seriadas CNC e a sua importância para o setor agrícola
A usinagem de peças seriadas CNC é um processo industrial de extrema importância para a produção de peças para o setor agrícola brasileiro, além de ser um dos mais procurados.
Isso porque, esse processo resulta em maior precisão, rapidez e eficiência na produção de implementos agrícolas, o que beneficia a produtividade na agricultura
Entre as principais peças produzidas na usinagem de peças seriadas CNC no setor agrícola, estão: conexões, espaçadores, buchas, eixos, bujões em geral, pistões, conjuntos soldados, eixo, carcaça montada, extensores de freio, porcas especiais, entre outros.
Estas peças podem ser fabricadas utilizando duas categorias de materiais: metais ferrosos ou não ferrosos. Para escolher o método de fabricação mais adequado, é necessário considerar as necessidades de cada caso ou cliente.
Além disso, é preciso levar em conta alguns fatores de extrema importância para a indústria agrícola, que a usinagem de peças seriadas CNC permite como, por exemplo:
- As peças fabricadas são idênticas;
- Possuem um mesmo padrão de alta qualidade no acabamento;
- A produção das peças é feita com maior segurança e menor tempo de duração;
- Atendem aos padrões exigidos pelo setor.
Ressaltamos que todos esses fatores visam atender às necessidades do setor agrícola. Além do mais, o custo-benefício resulta em uma economia significativa, o que torna a usinagem de peças seriadas CNC ainda mais atrativa.
Entre as principais peças produzidas na usinagem de peças seriadas CNC no setor agrícola, estão: conexões, espaçadores, buchas, eixos, bujões em geral, pistões, conjuntos soldados, eixo, carcaça montada, extensores de freio, porcas especiais, entre outros.
Estas peças podem ser fabricadas utilizando duas categorias de materiais: metais ferrosos ou não ferrosos. Para escolher o método de fabricação mais adequado, é necessário considerar as necessidades de cada caso ou cliente.
Quais as principais vantagens da usinagem de peças seriadas CNC:
Como já mostramos até aqui, a usinagem de peças seriadas CNC oferece diversas vantagens para os diversos setores da indústria brasileira, e uma delas é a indústria de implementos agrícolas.
Além da usinagem de peças seriadas CNC produzir peças padronizadas de alta qualidade e em séries, a rapidez na produção das peças também é uma das vantagens desse processo.
Isso é possível, pois todo o processo de produção é automatizado, sendo possível produzir peças com qualidade e velocidade.
Além disso, também podemos destacar como vantagens:
-
- Baixo custo de produção: por ser uma produção em série e automatizada, a usinagem torna o processo menos custoso.
- Reprodução com qualidade: a usinagem de peças seriadas CNC reproduz as peças de maneira exata, mesmo em grande quantidade e de maneira contínua.
- Desempenho das peças: o processo de usinagem por ser um sistema automático, diminui a intervenção humana na fabricação das peças, consequentemente os erros também diminuem. Gerando assertividade e economia para a empresa.
BMV Betenheuser e usinagem de peças seriadas CNC: sinônimo de qualidade e economia
Quando o assunto é usinagem de peças seriadas CNC, a BMV Betenheuser – líder de mercado nesse segmento – é sinônimo de qualidade e economia para o setor agrícola brasileiro.
Em primeiro lugar, porque a BMV Betenheuser tem o compromisso de fornecer soluções logísticas de peças seriadas CNC com qualidade superior às encontradas no mercado.
Além do mais, a empresa sempre pensa na melhoria dos processos e na satisfação dos clientes.
Exatamente por isso, investe em tecnologias modernas de produção, contando com engenharia e softwares avançados, incluindo estudos digitais, cálculos estruturais e ART que atendem e otimizam as necessidades de cada empresa.
A BMV conta com um setor de usinagem de peças seriadas CNC equipado com máquinas de alta tecnologia, centros de usinagem, centros de torneamentos e tornos CNC.
Essas tecnologias permitem a fabricação dos mais variados modelos de peças usinadas conforme desenho, ou amostras desenvolvidas para casos específicos, dependendo das necessidades dos clientes.
Como podemos perceber, a usinagem de peças seriadas CNC é um processo seguro, eficiente e tecnológico, sendo um importante aliado na produção de peças utilizadas no setor agrícola.
Afinal, com tecnologia e produtos de qualidade, as empresas do setor agrícola podem economizar e ainda melhorar o rendimento da produção e da colheita!
Leia também: Fabricação de peças usinadas: saiba como reduzir custos com projetos em SolidWorks
Portfólio da BMV Betenheuser: tudo o que você precisa em soluções logísticas e metalmecânica
Com sua sede localizada em Curitiba, a BMV Betenheuser é uma empresa que atua nas áreas de soluções logísticas e metalmecânica, desde o desenvolvimento do projeto até a fabricação das peças.
Os principais produtos produzidos pela BMV são:
-
-
- Embalagens metálicas
- Carrinhos de Movimentação
- Caixas metálicas fixas e articuladas
- Produção de Gavetas Porta-Pallets
- Produção de Embalagens Aramadas
- Flow Racks, Esteiras transportadoras
- Acessórios Porta-Pallets Convencional, entre outros
-
Nestes projetos, a BMV Betenheuser realiza estudos e utiliza da melhor tecnologia do mercado para entregar as peças mais adequadas ao trabalho dos clientes. Conheça também as embalagens metálicas da BMV para a área logística da agricultura.
Saiba mais: Racks metálicos para armazenagem: conheça os produtos fabricados pela BMV Betenheuser
Conte com a BMV para realizar seu projeto de usinagem de peças seriadas CNC em Curitiba e no Brasil!
Neste artigo, mostramos como a usinagem de peças seriadas CNC é considerado um importante serviço para diversos setores da cadeia produtiva brasileira, especialmente para o setor agrícola.
Isso se deve ao fato de que, através desse processo, são fabricadas importantes peças e implementos de qualidade e durabilidade para este setor.
Por isso, na hora de realizar seu projeto de usinagem de peças seriadas CNC em Curitiba, ou em qualquer região brasileira, conte com a BMv Betenheuser.
Além do setor agrícola, a BMV também atua fabricando soluções em metal mecânica para o setor automotivo, têxtil, linha branca e centros logísticos.
Para projetar a melhor solução para o seu negócio em parceria com à BMV Betenheuser, entre em contato aqui ou pelo e-mail comercial@bmv.com.br
Teremos prazer em criar a peça ideal para o seu projeto!